quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chefão do UFC eleva Lyoto, Minotauro e Shogun e isenta derrotas


Dana White elogiou desempenho dos brasileiros ao perder suas últimas lutas e os mantém no evento de MMA

Três dos principais lutadores brasileiros de MMA perderam suas lutas nas duas últimas edições do UFC. Os ex-campeões meio-pesado Maurício Shogun e Lyoto Machida e o ex-detentor do cinturão dos pesados Rodrigo Minotauro foram derrotados por Dan Henderson, Jon Jones e Frank Mir. Diferentemente dos invictos Anderson Silva, José Aldo e Júnior Cigano, o trio vive altos e baixos na organização - derrota a cada dois combates. Ainda assim, o presidente do evento, Dana White, assegura que os três não estão ameaçados de perder o emprego.



Foto: Getty Images
Shogun sofre nas mãos de Henderson nos primeiros rounds do UFC 139
Pela ordem, Minotauro (2008), Lyoto (2010) e Shogun (2011) perderam o cobiçado título mundial do antigo vale-tudo recentemente. Com passagens vencedoras pelo extinto Pride (evento japonês), repetiram o feito no UFC, mas não mantiveram o cinturão por muito tempo. Os três perderam o título logo na primeira defesa. Lyoto, então invicto, após a derrota para Shogun, em maio do ano passado, perdeu o cinturão e duas das três lutas seguintes – Rampage Jackson e Jones, vencendo Randy Couture entre elas.


O aproveitamento irregular do trio levantou suspeita sobre a permanência e o prestígio deles na organização. Mas o todo-poderoso do maior evento de artes marciais mistas do mundo descartou qualquer possibilidade de demissão. E mais: analisou as três lutas e viu mérito na atuação de cada um.

Foto: UFC 

Jones acerta um chute no lutador brasileiro
“Shogun perdeu para Henderson. Mas você acha que ele perdeu? Que luta foi aquela! Ele ganhou muito com aquela exibição”, disse White, contextualizando o gás do brasileiro, que depois de um primeiro round equilibrado (mas com pequena vantagem para o americano) e de ter apanhado nos dois seguintes, dominou os dois últimos e por pouco não nocauteou o adversário.
Quem mais corria risco de “ser aposentado” era Minotauro. Dana White revelou que chegou a pensar em forçar o “adeus” do peso pesado. Porém, diante da vitória sobre Brendan Schaub no UFC Rio, em agosto, e dos golpes desferidos em Frank Mir no último sábado, em Toronto, o brasileiro segue prestigiado.
“Ele vencia a luta, estava nocauteando Frank Mir, mas quis inventar de finalizar...Nogueira se saiu bem no combate até acontecer aquilo”, declarou.
Quanto a Lyoto, o presidente do UFC considerou o brasileiro o adversário que mais exigiu o campeão até 93 quilos. “Não dá para lamentar. Machida fez o que poucos conseguiram. Com agressividade, exigiu muito de Jones”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário